Quarta-feira, 17 de Janeiro de 2007

N.SªENCARNAÇÃO

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O SANTUÁRIO DE Nª.Sª. DA ENCARNAÇÃO FOI LEVANTADO NO LUGAR DA ANTIGA ERMIDA DE S.GABRIEL, TENDO SIDO A PRIMEIRA PEDRA LANÇADA EM 24 DE SETEMBRO DE 1588, EM CERIMÓNIA ASSISTIDA PELO MARQÊS DE VILA REAL.

ESTA IGREJA DE PEREGRINAÇÃO ESTÁ IMPLANTADA NUMA COLINA DEFRONTE AO CASTELO, COMO QUE A COMTEMPLÁ-LO, E DELA SE DESFRUTA UMA SOBERBA VISTA PANORÂMICA DA CIDADE; COMUNICANDO COM O EXTERIOR POR UMA VASTA GALERIA, COMO É TIPICO DA ARQUITECTURA DESTAS ERMIDAS,POSSUI TAMBÉM UMA IMPONENTE ESCADARIA DE ACESSO; COM UM EFEITO CENOGRÁFICO BARROCO, DE LANÇOS OPOSTOS E RAMPAS E LARGOS ASSINALADOS POR ARCOS, ESTA FOI OBRA DO BISPO D.FR.MIGUEL DE BULHÕES (1761-1769), CUJAS ARMAS OSTENTAM O ULTIMO ARCO DA ESCADARIA.

NA FORMOSA GALILÉ DO TEMPLO, COM UMA ARCARIA FRÁGIL DE ARCOS DE VOLTA PERFEITA, QUE CORRE A TODA A VOLTA DAS NAVES, SOBREELEVA-SE UM ARCO, NA FACHADA PRINCIPAL, QUE FORMA UM TÚNEL ABOBADADO PELO QUAL SE PENETRA NA IGREJA. ESTE TIPO DE ACESSO RESULTA, SEM DÚVIDA, DE UMA MODIFICAÇÃO INTRODUZIDA POSTERIORMENTE, DADAS AS CARATERISTICAS BARROCAS DOS SEUS ELEMENTOS ARQUITECTÓNICOS, ARTICULANDO-SE, VISUALMENTE, COM OS ARCOS DA ESCADARIA E A TORRE SINEIRA QUE COROA A FACHADA.

O INTERIOR, DE UMA SÓ NAVE, AMPLAMENTE ILUMINADA, É CURIOSAMENTE RITMADO POR ARCOS ADOSSADOS NAS PAREDES, ENTRE OS QUAIS FORAM COLOCADOS PAINÉIS HISTORIADOS DE FINAIS DO SÉCULO XVII, ALUSIVOS À VIDA DE Nª.SENHORA; JUNTO DA ENTRADA FOI CONSTRUIDO UM CORO COM BALAUSTRES, OBRA JÁ REALIZADA EM 1865; AVANÇANDO NA NAVE, DEPARA-NOS COM UM LIGEIRO TRANSEPTO, CUJOS BRAÇOS DE PLANTA QUADRADA, CONTRIBUEM EXTERIORMENTE PARA UMA MAIOR HARMONIA DOS VOLUMES DA CABECEIRA; AS PINTURAS DO TECTO DE MADEIRA, IMITANDO UMA ABÓBADA DE CAIXOTÕES, FORAM EXECUTADAS EM 1863. A RIQUEZA MAIOR DO TEMPLO, ALÉM DOS AZULEJOS DE TAPETE DO SÉCULO XVII, É A PEQUENA CÚPULA SOBRE PENDENTES DA CAPELA-MOR (À QUAL VÊM ENCOSTAR DUAS DEPENDÊNCIAS LATERAIS ENCOSTADAS AOS BRAÇOS DO TRANSEPTO); TERMINANDO NUM LANTERNIM E COM NERVURAS NO INTRADORSO, ESTA CÚPULA, CUJO MODELO ERUDITO PODE ENCONTRAR-SE NA IGREJA DE NªSª DA CONSOLAÇÃO, EM ESTREMOZ (CERCA DE 1550), É UMA OBRA EXEMPLAR, EMBORA POBRE, DA ARQUITECTURA TARDO-RENASCENTISTA.

(DESCRIÇÃO RETIRADA DO LIVRO "CIDADES E VILAS DE PORTUGAL - LEIRIA DE LUCÍLIA VERDELHO DA COSTA DA EDITORIAL PRESENÇA", PERTENÇA DA BIBLIOTECA MUNICIPAL DA: www.cm-leiria.pt )

Publicado por alfredocr às 22:59
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