VÍDEOS DOS EVENTOS MAIS RECENTES

Terça-feira, 24 de Novembro de 2009

LEIRIA NOTÍCIAS 25NOV2009

********************************************

O Natal da Aldeia na Cidade

28 de Novembro a 22 de Dezembro 2009

Uma pista de gelo, de 200 metros, convertendo o Largo do Papa Paulo VI na Praça da Lapónia, é um dos atractivos da Aldeia de Natal.

O projecto de animação lúdica e finalidades pedagógicas alarga o leque de “clientes”. Além das crianças do ensino pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, a instalação da pista de gelo pretende cativar toda a família. A Câmara Municipal de Leiria salvaguarda que a utilização da pista de gelo será reservada a crianças nos dias úteis e aos jovens e adultos no fim-de-semana, mediante o pagamento de 2 euros, que darão direito a 20 minutos de manobras acrobáticas.

A Aldeia de Natal estará pronta a receber visitantes no dia 28 de Novembro, decorrendo entre o Jardim Luís de Camões e o Largo 5 de Outubro, frente ao Banco de Portugal, até ao dia 22 de Dezembro. “Vai ser um forte factor de atracção de novos públicos à cidade de Leiria”, afirmou, em conferência de imprensa, Gonçalo Lopes, vereador da Educação e Cultura. O projecto contribui “para o lazer das pessoas, mas também para desenvolver o comércio da cidade”.

No dia 3 de Dezembro será assinalado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, numa colaboração entre autarquia local, Governo Civil e Instituto Politécnico de Leiria. Na Casa das Descobertas e na Casa das Diferenças, serão disponibilizadas tecnologias de inclusão. Várias personalidades irão participar num passeio pedonal, no centro histórico, “com recurso a cadeira de rodas, canadianas, vendas e bengalas, com o objectivo de sensibilizar os ´decisores´ para a temática da mobilidade”. Será ainda promovida a campanha “Mil Brinquedos por Mil Sorrisos”, de transformação de brinquedos electrónicos simples em brinquedos especiais.

A Aldeia estará dividida em espaços, estando prevista 17 actividades permanentes, como sejam a Casa da Fantasia, a Fábrica de Presentes, a Casa do Ambiente, os Sabores de Natal, o Forno ou a Loja da Aldeia. A estas áreas junta-se o espaço “Saúde Alerta” numa colaboração com a Cruz Vermelha Portuguesa, o Comboio do Natal ou a Feira de Artesanato Urbano e Reciclado.

A concretização do evento só foi possível com o “esforço de parceiros da Câmara e dos serviços da autarquia”, considerou Raul Castro, presidente da Câmara Municipal de Leiria, uma vez que o novo executivo tomou posse há um mês.

A instalação da pista de gelo é patrocinada pela ACILIS, Associação Comercial e Industrial de Leiria, Batalha e Porto de Mós, com uma verba de 16 mil euros. No total, o projecto está orçado em 117 mil euros. Segundo Gonçalo Lopes são esperados 42 mil visitantes.

A Aldeia funciona nos dias úteis das 10h00 às 18h00 e aos fins-de-semana, das 10h00 às 19h00. Já a Pista de Gelo tem o seguinte horário: de segunda a quinta, das 10h00às 12h00, das 14h00 às 16h00 e das 17h00 às 20h00; sexta-feira e vésperas de feriado, das 10h00 às 12h00; das 14h00 às 16h00, das 17h00 às 20h00 e das 21h00 às 23h00; sábados, das 10h00 às 13h00, das 15h00 às 20h00 e das 21h00 às 23h00; domingos, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 20h00.

***************************************************

25 anos da Acrenarmo

Encontro Nacional de Natur.Ex-resid de Moçambique

Caros Sócios e Amigos.

Este ano, como sabem, a Acrenarmo comemora as suas Bodas de Prata e como tal, não poderíamos deixar de assinalar esta data tão importante para nós que, ao fim de 25 anos, ainda procuramos manter a chama da amizade e saudade, acesa.

Ao longo destes anos foram muitos os eventos que se realizaram, foram muitos os amigos que reaproximámos, foram muitas alegrias que partilhámos.

Queremos que estes 25 anos não se esgotem e que mais 25 venham.

São muitos aqueles que nos viram nascer e crescer, alguns já falecidos, de outros perdemos contacto, e outros ainda, como é o vosso caso, são os que mantém este estado de espírito vivo de modo a perpetuar o convívio, e é isso mesmo que se pretende.

Pretendemos conseguir uma participação inesquecível. E é nesse sentido que quero contar convosco, dando a conhecer aos amigos e conhecidos este evento e ajudando-nos a chegar a quem não temos o contacto. Também a aproximação da geração mais nova é fundamental, pois é ela que dará continuidade a esta projecto.

Assim, é com todo o prazer que vos convidamos a fazer parte da nossa Festa dos 25 Anos da Acrenarmo, que se vai realizar no dia 12 de Dezembro 2009 (sábado) em Leiria, mais propriamente na Quinta dos Lagos em Vale do Horto (GPS: 39.689389/.8.840083). É uma quinta com excelentes condições e muito bonita como poderão ver no endereço: http://www.quintadoslagos.com.pt/

Junto anexamos o cartaz do evento, que poderão imprimir e afixar em locais com visibilidade e assim ajudar-nos na divulgação.

Mais solicitamos que estejam atentos ao nosso blog: http://www.acrenarmo.blogspot.com onde vos manteremos informados de eventuais alterações e/ou informações adicionais.

Vamos neste tempo que resta trabalhar no sentido de complementar a nossa comemoração com alguma animação possível - projecção de fotografias de Moçambique e vossas (caso o pretendam), musica ambiente; enfim, tudo faremos para que a festa seja inesquecível.

As inscrições poderão ser efectuadas a partir de hoje. O respectivo pagamento poderá ser efectuado por cheque, vale postal, numerário, e transferência bancária (NIB: 003503930005937743113), até ao dia 30 de Novembro 2009.

A acompanhar a inscrição deverá enviar o nome dos inscritos, morada, contacto telefone/telemóvel/email.

********************************************************** 

Em Destaque

Leiria: Banco Alimentar promove recolha nos dias 28 e 29 de Novembro 2009

A Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares promove a segunda grande recolha anual de bens alimentares, nos dias 28 e 29 de Novembro.

Sob a coordenação do Banco Alimentar Contra a Fome de Leiria-Fátima, a campanha estende-se aos concelhos de Leiria, Batalha, Porto de Mós, Marinha Grande, Ourém, Pombal, Ansião e Figueiró dos Vinhos, abrangendo um total de 46 supermercados. Cerca de mil voluntários estarão envolvidos na recolha, transporte e acondicionamento dos alimentos, na região de Leiria.

Segundo dados do Banco Alimentar de Leiria são distribuídas, mensalmente, 16 toneladas de alimentos, através de 53 Instituições de Solidariedade Social.

Colado de <http://www.radiobatalha.com/noticia.php?id=18095>

**********************************************************

Em Destaque

Movimento Limpar Portugal no terreno a 20 de Março de 2010

Cerca de 150 voluntários estão já inscritos, no concelho de Leiria, para participar no Movimento Limpar Portugal, que vai para o terreno no dia 20 de Março de 2010. O objectivo é limpar a floresta.  Vítor Santos, da organização, disse à agência Lusa que o movimento quer chegar às 650 pessoas, no concelho, até ao dia da iniciativa.  Os voluntários estão já a fazer o «recenseamento» de lixeiras e a procurar «parceiros junto das entidades públicas e privadas, para que se associem ao projecto». O grupo junta-se aos fins-de-semana e, munido de uma carta militar, começou já a identificar os alvos da acção de Março, «desde carcaças de carros, pneus, entulho a electrodomésticos».  «O lixo está em todo o lado. O objectivo do Movimento Limpar Portugal é a limpeza das florestas, mas consideramos que poderemos abranger outro espaço que não só as florestas», disse Vítor Santos.  O Movimento Limpar Portugal (PLP) é um movimento cívico, cujo objectivo é promover a educação ambiental com a limpeza da floresta portuguesa no dia 20 de Março de 2010.

Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=114&id_news=418716>

********************************************************

Marionetas chegam a Leiria em Novembro

Até  29 de Novembro, Leiria será palco, pelo sexto ano consecutivo, da iniciativa “Marionetas em Novembro”, um conjunto de espectáculos e actividades, sobre marionetas e formas animadas, dedicados ao público infantil e Juvenil.

Robertos, bonecros, bonifrates, fantoches, títeres ou marionetas são algumas das designações que, ao longo dos tempos, têm sido atribuídas aos bonecos articulados que, movidos por mãos hábeis com recurso a cordelinhos, engonços, varetas ou luvas, entre outros, fazem as delícias de um público fiel e crescente.

O programa (em anexo) desta iniciativa, contará com 18 espectáculos, dois ateliês e uma exposição, distribuídos por diversos espaços exteriores da cidade, bem como, no Teatro José Lúcio da Silva, no Teatro Miguel Franco e nos Paços Novos do Castelo de Leiria.

**********************************************************

LEIRIAGENDA - Em Destaque

Festival ACASO festeja a partir de sábado 15º aniversário

"O Nariz" - Teatro de Grupo de Leiria

Música, exposições, cinema mas sobretudo teatro chegam a Leiria a partir de sábado e até 30 de Novembro com a edição de 2009 do Festival ACASO, organizado pelo "Nariz" - Teatro de Grupo, que assinala o 15º aniversário.

Ao todo são 17 as peças de teatro que passam por diversas salas de Leiria e chegam ainda à Batalha, Marinha Grande e Pedrógão Grande, outros concelhos do distrito de Leiria.

"São 15 anos de actividade d´O Nariz, e 14 de ACASO, que representam muita maluqueira, não sei quantos espectáculos feitos, muitas pessoas que passaram por cá e muitas outras que saíram das nossas acções de formação", resume Vitória Condeço, d "O Nariz".

O aniversário da companhia é assinalado com uma exposição especial no Teatro José Lúcio da Silva, que inaugura a 10 de Novembro e onde será recordada a história d´"O Nariz", a única companhia de teatro de Leiria que se assume como profissional.

O programa do ACASO arranca sábado com o lançamento do livro "Os Dias de Saturno", de Paulo Moreiras, e a peça "Monólogos da Snaita", do grupo organizador.

Dia 28 de Outubro, Filipe Crawford leva ao Auditório Municipal da Batalha "O 1º Milagre do Menino Jesus". No dia 30, Crawford encena em Leiria "Dédalo e Ícaro".

Os Sidewalkers tocam no festival a 31 de Outubro e, já em Novembro, a Esticalimógama sobe ao palco do Teatro Miguel Franco, em Leiria, para mostrar "Benny Hall", dia 03.

Jorge Serafim e Nuno Coelho contam histórias em Leiria no dia 05 de Novembro e em Pedrógão Grande no dia 06. O cinema chega ao ACASO dias 07 e 08 de Novembro, numa extensão do X Festival Imago, do Fundão.

"Eurovision", do Teatro Praga, vai ao Teatro Miguel Franco a 10 de Novembro e a companhia ESTE leva "A tomada do Carvalhal" ao Auditório Municipal da Batalha dia 11.

"O Nariz" repõe "Canto do Cisne" na Moita, Marinha Grande, a 14 de Novembro, dia em que há jazz no Orfeão Velho de Leiria com os Mailbox.

A Kind of a Black Box encena pela última vez "Monólogos da Marijuana" em Leiria, no dia 19 de Novembro, no palco do Teatro José Lúcio da Silva.

À Vieira de Leiria, o ACASO leva "Sopa de Massa", do "Nariz", a 21 de Novembro, enquanto a nova produção da Palmilha Dentana, "Norma", é apresentada no Teatro Miguel Franco no dia 24.

O Auditório Municipal da Batalha assiste à "Sopa de Massa" dia 25 e, dois dias depois, o altaCena - Guilherme Cossoul sobe ao palco do Orfeão Velho de Leiria com "Um lugarzinho no céu".

Dia 28 de Novembro, o festival convida a Urze a encenar "Pelo sonho é que vamos" no Sport Operário da Marinha Grande, ao mesmo tempo que os Godot dão um concerto em Leiria, no Orfeão Velho.

A terminar o ACASO 2009, o Arimagem propõe no Teatro Miguel Franco "História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar".

Colado de <http://www.radiobatalha.com/noticia.php?id=17875>

**********************************************************

EXPOSIÇÃO  TEMPORÁRIA

Exposição - Marionetas de Jorge Cerqueira

Teatro Miguel Franco  - 1 a 30 de Novembro 2009

Jorge Cerqueira - Uma exposição onde é possível observar algumas das marionetas criadas a partir de temas tão diversificados como contos infantis, lendas, figuras da História, recolha etnográfica… As peças mais recentes evidenciam influências sofridas pela observação e recolha fotográfica de elementos escultóricos.

Entrada livre - Durante o horário dos espectáculos / sessões de cinema

Organização: Câmara Municipal de Leiria

**********************************************************

EXPOSIÇÃO  TEMPORÁRIA

Exposição - "Máscaras da Ásia"

   Edifício Banco de Portugal ATÉ 25 de Janeiro 2010

A exposição Máscaras da Ásia apresenta uma selecção de 166 máscaras do núcleo de 500 que integra a colecção Kwok On, do Museu do Oriente. O intuito é o de mostrar a diversidade estética e funcional deste tipo de objectos na Ásia. A sua função, que na origem esteve ligada a rituais religiosos, é reproduzir o património religioso e cultural das comunidades de origem, dando a conhecer os seres sobrenaturais, as divindades e os animais fantásticos que povoaram e que ainda povoam o imaginário local, sob um aspecto visível. À semelhança das esculturas nos templos, as máscaras são objectos sagrados já que nelas reside a potência dos espíritos que representam. Desde então, têm vindo a ser utilizadas em diversos espectáculos, danças e teatros. ENTRADA LIVRE - Segunda a sexta das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00 | Sábados das 14h00 às 18h00 | Actividades previstas: ateliês e visitas guiadas | Telef. 244 839 661 | Divisão de Cultura e Gestão de Espaços Culturais Organização: Câmara Municipal de Leiria | Museu Fundação Oriente

*****************************************

EXPOSIÇÃO PERMANENTE

M|i|mo – museu da imagem em movimento

Abre ao público na cerca do Castelo de Leiria. As novas instalações do m|i|mo – Museu da Imagem em Movimento abriram ao público no dia dia 23 de Outubro, na cerca do Castelo de Leiria. Os serviços associados ao Centro de Documentação e Informação Artur Avelar e à Oficina do Olhar reforçam a sua importância na oferta integrada do m|i|mo, concretizada também pelo reforço de recursos técnicos e de equipamento que lhes foi afectado. Estas áreas fundamentais serão complementadas por uma galeria de exposições temporárias, para além dos departamentos administrativo e directivo, serviços educativo, de investigação e inventário e de produção cultural; laboratórios de fotografia e de conservação e restauro; biblioteca; sala polivalente; cafetaria; loja; áreas ajardinadas e de descanso.

********************************************

DIVULGAÇÃO

********************************************

DIVULGAÇÃO

********************************************

DIVULGAÇÃO

********************************************

DIVULGAÇÃO

O Nariz - Teatro de Grupo é uma Associação Cultural, nascida em 1995 com sede em Leiria (Edifício do Orfeão Velho).| Inicialmente criada de modo a possibilitar a realização do ACASO – Festival de Teatro , o Nariz apresenta-se hoje,não só enquanto Companhia de Teatro, mas também como entidade promotora de diversos eventos culturais.| Actividades do Nariz:| O “Recreio dos Artistas” - de Quinta a Domingo a partir das 22h no Orfeão Velho de Leiria...com Teatro, Música, Exposições, Projecções, Comics, Tertúlias…| Sextas A9)))) - todas as 3ªs Sextas-feiras de cada mês o a9)))) apresenta um vídeo-concerto (com ou sem convidados). Normalmente é às 22 h no Orfeão Velho. | COMIC JAM - uma Jam de BD - todos os últimos Sábados de cada mês. | Livraria “Recreio dos Artistas” – de Quinta a Domingo, das 14h às 24h – (etc., Som da Tinta, Edium, 90º, Edições Sempre em Pé, Folheto, Papiro, Literatura de Cordel).| Atelier de Desenho de Modelo Vivo - Sextas às 19.30 h no Orfeão velho numa parceria com o Grupo Esper’Arte.| Aulas de Pilates – Segundas e Quartas ás 18.30h no Orfeão Velho.| Oficina de Teatro – A partir de Fevereiro – Domingos às 21 h. | ACASO – Festival de Teatro – Todos os anos

Colado de <http://www.myspace.com/onariz>

********************************************

SALAS DE CINEMA

VEJA A PROGRAMAÇÃO…AQUI

********************************************

Publicado por alfredocr às 17:23
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
 O que é? |  O que é?

DEIXE MENSAGEM AQUI


VISITANTES



MEUS VÍDEOS YOUTUBE




 


TEMAS

Pimpumplay lança petição ...

JOEL XAVIER NO TEATRO MIG...

Coro de Câmara do Orfeão ...

LEIRIA EVENTOS

POESIA ERÓTICA E SATÍRICA...

TE-ATO (Grupo-Teatro de L...

Semana da Leitura 2011 - ...

TERCEIRA INVASÃO FRANCESA...

TE-ATO (Grupo-Teatro de L...

LEIRIA - TEATRO MIGUEL FR...

ARQUIVOS

Junho 2011

Maio 2011

Março 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

tags

"ix feira do livro de leiria"

"xix desfile etnográfico"

bairro dos anjos

centenário da república

eventos

eventos notícias leiria

leiria

leiria diario leiria

leiria eventos

leiria eventos 26 janeiro 2008

leiria eventos03/12/08

leiria eventos05/10/08

leiria galerias

leiria gastronomia

leiria notícias

leiria noticias

leiria praça viva

madeleine macann

notícias

setembro2009

todas as tags

LINKS

ESTOU NESTES


blogaqui? Estou no Blog.com.pt
blogs SAPO

subscrever feeds